Perpétua Almeida lidera o ranking de melhor atuação na Câmara Federal; Jesus Sérgio ocupa a vice-liderança

- Publicidade -

Deputado Alan Rick é o quarto, Milani e Marcos sobem, Jéssica é a sétima e Flaviano é o mais faltoso e menos atuante até abril

Por Romerito Aquino (*)

Com 67 propostas legislativas, 38 discursos e titular em três comissões permanentes, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), vice-líder de seu partido, continua liderando, disparado, a atuação da bancada dos oito deputados federais do Acre nos três primeiros meses da atual legislatura da Câmara dos Deputados, iniciada em quatro de fevereiro deste ano.

- Publicidade -

Segundo dados do Portal de Transparência da Câmara, nas missões primordiais atribuídas aos parlamentares eleitos pelo povo para legislar e fiscalizar o poder Executivo, a segunda posição em desempenho da bancada vem sendo disputada de maneira acirrada pelos deputados novatos Jesus Sérgio (PDT) e Mara Rocha (PSDB), com o primeiro voltando a ocupar a vice-liderança no terceiro mês da legislatura.

Até 30 de abril, sendo titular em três comissões permanentes, o deputado Jesus Sérgio apresentou 33 propostas legislativas, sendo 13 projetos de lei, e proferiu um discurso. Titular em duas comissões e suplente numa terceira, além de ser vice-líder do seu partido, a deputada Mara Rocha apresentou 30 propostas, sendo 13 projetos de lei, e fez o total de seis discursos.

Alan Rick é o mais assíduo da bancada acreana na Câmara

Parlamentar mais assíduo da bancada, com 41 presenças em plenário durante as 45 votações da casa, o deputado federal Alan Rick (DEM) foi o quarto colocado em desempenho da bancada acreana na Câmara, tendo apresentado 20 propostas legislativas, sendo três projetos de lei e proferido sete discursos em plenário e um em comissão permanente.

O quinto lugar em atuação parlamentar foi ocupado pela deputada Vanda Milani (Solidariedade), titular em três comissões permanentes e vice-líder de seu partido, que apresentou oito propostas legislativas, sendo uma de projeto de lei, e proferiu cinco discursos no plenário. O sexto lugar em desempenho ficou com o deputado Manoel Marcos (PRB), que apresentou seis propostas, discursou em comissão permanente e também foi um dos mais assíduos da bancada.

Os deputados do MDB acreano, Jéssica Sales e Flaviano Melo, tiveram os desempenhos mais fracos da bancada acreana, com a parlamentar apresentando três propostas, sendo dois projetos de lei, não fez discurso e atua como titular em apenas uma comissão. Mais antigo da atual bancada, Flaviano Melo apresentou apenas duas propostas, fez apenas um discurso em plenário e foi o maior sumido da turma, pois faltou a 12 sessões da casa, sendo sete faltas justificadas e cinco não justificadas. 

(*) Editor do site www.expressoamazonia.com.br.

Related Articles