sexta-feira, julho 10, 2020

TARAUACÁ: POPULAÇÃO GANHA BARCO PARA ATENDIMENTO DE SAÚDE DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO.

Um barco grande, moderno, com espaços para funcionamento de consultório médico e odontológico, recepção, laboratório, sala de procedimentos, farmácia, sala de vacina, cabines para os profissionais de saúde, cozinha e banheiros, chegou em Tarauacá, manhã desta quinta feria, 16 de maio, vindo de Manaus onde foi construído. A prefeita Marilete, o Vice Chico Batista, acompanhados de assessores, vereadores e curiosos, fizeram a recepção, no porto do Rio Tarauacá.
O Barco recebeu o nome de “Dezinho” em homenagem ao histórico farmacêutico que ajudava muito a população e que também foi vereador, percorreu os principais rios do amazonas até Tarauacá, em uma viagem que durou mais de 20 dias. 
De acordo com a prefeita, a Unidade Básica de Saúde Fluvial vai prestar assistência na Atenção Básica às comunidades ribeirinhas nos rios Tarauacá e Murú.
O barco é resultado ainda de uma ação da gestão do ex-prefeito Rodrigo Damasceno através do ex Deputado Sibá Machado que destinou a Emenda no valor de 1.889.450,00 (um milhões e oitocentos e oitenta e nove mil e quatrocentos e cinquenta reais) que a Prefeita Marilete Vitorino que deu continuidade na execução da construção do projeto, o processo licitatório, até sua conclusão.
O homenageado – O Sr. Narciso Moreira ( Dezinho), dedicou sua vida servindo a população do município, prestando serviços básicos de atenção à saúde. Por isso, em homenagem a este valoroso tarauacaense, a nova Unidade de Saúde Fluvial terá seu nome. Foi um homem popular vereador e empreendedor. Abriu farmácia à preços baratos e ficou conhecido como ‘médico’ dos pobres, embora nunca tenha cursado medicina.
Em sua farmácia, Dezinho atendia especialmente a população carente do município. Conhecia desde os remédios tradicionais até fitoterápicos. Entendia, com excelência, de matérias-primas vegetais e os princípios ativos de plantas com propriedades medicinais para o tratamento ou prevenção de doenças. Raízes, folhas, flores e sementes, eram manipulados com sabedoria por ele.
Cada tarauacaense consagrou um vínculo e uma história com ele, e hoje todos contam algo de bom sobre este cidadão tarauacaense.
Dezinho, além de um exímio conhecedor de plantas, foi um homem empreendedor, atencioso, humano, íntegro, generoso e zeloso, que no decorrer de sua vida trabalhou pelo desenvolvimento do povo de Tarauacá, e nunca visou o acúmulo de riquezas.
Por Accioly Gomes , Blog do Accioly
Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Coluna Diva: Lenilda Farias, a exuberância da mulher da terra do abacaxi

Confesso que estava morrendo de saudades de escrever sobre as belas mulheres e descrever a perfeição das curvas de seus corpos e, claro, falar...