TARAUACÁ: POPULAÇÃO GANHA BARCO PARA ATENDIMENTO DE SAÚDE DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO.

Um barco grande, moderno, com espaços para funcionamento de consultório médico e odontológico, recepção, laboratório, sala de procedimentos, farmácia, sala de vacina, cabines para os profissionais de saúde, cozinha e banheiros, chegou em Tarauacá, manhã desta quinta feria, 16 de maio, vindo de Manaus onde foi construído. A prefeita Marilete, o Vice Chico Batista, acompanhados de assessores, vereadores e curiosos, fizeram a recepção, no porto do Rio Tarauacá.
O Barco recebeu o nome de “Dezinho” em homenagem ao histórico farmacêutico que ajudava muito a população e que também foi vereador, percorreu os principais rios do amazonas até Tarauacá, em uma viagem que durou mais de 20 dias. 
De acordo com a prefeita, a Unidade Básica de Saúde Fluvial vai prestar assistência na Atenção Básica às comunidades ribeirinhas nos rios Tarauacá e Murú.
O barco é resultado ainda de uma ação da gestão do ex-prefeito Rodrigo Damasceno através do ex Deputado Sibá Machado que destinou a Emenda no valor de 1.889.450,00 (um milhões e oitocentos e oitenta e nove mil e quatrocentos e cinquenta reais) que a Prefeita Marilete Vitorino que deu continuidade na execução da construção do projeto, o processo licitatório, até sua conclusão.
O homenageado – O Sr. Narciso Moreira ( Dezinho), dedicou sua vida servindo a população do município, prestando serviços básicos de atenção à saúde. Por isso, em homenagem a este valoroso tarauacaense, a nova Unidade de Saúde Fluvial terá seu nome. Foi um homem popular vereador e empreendedor. Abriu farmácia à preços baratos e ficou conhecido como ‘médico’ dos pobres, embora nunca tenha cursado medicina.
Em sua farmácia, Dezinho atendia especialmente a população carente do município. Conhecia desde os remédios tradicionais até fitoterápicos. Entendia, com excelência, de matérias-primas vegetais e os princípios ativos de plantas com propriedades medicinais para o tratamento ou prevenção de doenças. Raízes, folhas, flores e sementes, eram manipulados com sabedoria por ele.
Cada tarauacaense consagrou um vínculo e uma história com ele, e hoje todos contam algo de bom sobre este cidadão tarauacaense.
Dezinho, além de um exímio conhecedor de plantas, foi um homem empreendedor, atencioso, humano, íntegro, generoso e zeloso, que no decorrer de sua vida trabalhou pelo desenvolvimento do povo de Tarauacá, e nunca visou o acúmulo de riquezas.
Por Accioly Gomes , Blog do Accioly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *