Enfermeira tarauacaense tem artigo publicado na revista Journal of Human Growth and Development – JHGD

A enfermeira Clarine de Oliveira Saboia, natural de Tarauacá, teve seu artigo cientifico publicado no principal jornal na área de saúde do país, o   Journal of Human Growth and Development – JHGD (Jornal de Crescimento e Desenvolvimento Humano, em tradução livre), que é a revista periódica da USP (Universidade de São Paulo).

Clarine concluiu a graduação na área de enfermagem em 2018, na Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. O artigo foi escrito a partir dos dados colhidos na pesquisa de sua dissertação (monografia)  com o título: “ Acidentes ofídicos em Tarauacá”, sua terra natal. A pesquisa é inédita no município, mas os acidentes são recorrentes.

Acidente ofídico ou ofidismo é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de uma peçonha através do aparelho inoculador (presas) de serpentes. No Brasil, as serpentes peçonhentas de interesse em saúde pública pertencem às Famílias Viperidae e Elapidae. Os acidentes estão divididos em quatro tipos: acidentes botrópicos (acidentes com serpentes dos gêneros Bothrops e Bothrocophias – jararaca, jararacuçu, urutu, caiçaca, comboia); acidentes crotálicos (acidentes com serpentes do gênero Crotalus – cascavel); acidentes laquéticos (acidentes com serpentes do gênero Lachesis – surucucu-pico-de-jaca); acidente elapídico (acidentes com serpentes dos gêneros Micrurus e Leptomicrurus – coral-verdadeira).

As publicações na principal revista de saúde do país são quadrimestralmente. Os artigos divulgados têm como foco o estudo e discussão da relação entre o crescimento e desenvolvimento do ser humano.

Publicar um artigo na JHGD é bastante difícil, pela rigidez dos editores e a concorrência, sendo que alguns dos critérios são solidez científica, originalidade, atualidade, oportunidade de informações e adequação para normas de publicação. O texto passa pela análise de dois conselheiros do editorial e, no caso de aprovação, dentro de noventa dias é publicado.

Alegre, Clarine ressalta que a publicação é resultado da sua dedicação. “Fiquei muito feliz em ver o meu artigo publicado na Revista “Journal of Human Growth and Development” . É o reconhecimento de um trabalho inédito e bem feito. Inclusive, o primeiro realizado no município de Tarauacá”.

Ela ressalta ainda o auxílio do seu professor-orientador da tese de monografia e, por conseguinte, o artigo. “Agradeço ao meu orientador do meu TCC Paulo Sérgio Bernarde. O professor orientador da minha monografia e, consequentemente, desse artigo. Agora estamos colhendo os frutos dessa pesquisa importante que servirá de alicerce para futuros trabalhos na área”.

Por Leandro Matthaus

Com informações do Flavio Santos, Blog do Kbyn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *