Prefeitura, Sebrae e Asareat vão capacitar produtores de Jordão na área de piscicultura

A Prefeitura de Jordão, através da Secretaria de Produção e Sustentabilidade tem levado a fundo a ideia de tornar o município um grande produtor de peixe, de modo que venha gerar renda à população local, bem como possibilite as pessoas consumirem o peixe, haja vista que o preço desse alimento que é exportado de Tarauacá é bastante elevado. Às vezes o quilo ultrapassa os 15 reais.

 Com foco na piscicultura, o secretário da pasta Luís Meleiro junto  com o coordenador do Sebrae Pedro Freire, e João Braz, presidente da Asareat (Associação da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá), participaram de um reunião,  na quinta-feira (21), no auditório da Seduc,  para discutirem com mais de 40 piscicultores a execução de um curso  de formação para esses empreendedores, além da primeira feira do peixe na cidade de Jordão.  

  Na reunião foi pactuado os seguintes cursos: plano de piscicultura, introdução a piscicultura, legislação dos pescados, qualidade da água, temperatura nos ambientes aquáticos, ração alternativa, planejamento da cadeia produtiva, nutrição e alimentação em ambiente aquáticos e práticas profissional. Os cursos serão ministrados entre os 21 a 25 de maio.

Outra decisão tomada na reunião é a realização da primeira feira de peixe em Jordão. Que vem ser realizada nos dias 16 e 17 de abril.

Além disso, ficou acordado que alguns produtores de peixe participarão do curso de fruticultura  oferecido pela Embrapa nos dias 4 e 5 de abril, com o pesquisador do órgão Romeu de Carvalho Andrade Neto, e o diretor-presidente no Acre Eufran Ferreira Amaral.

Por Leandro Matthaus

Fotos: Jayton Farias  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *