Jordão: Prefeitura vai construir açudes para as famílias da zona rural do município

A Prefeitura de Jordão, através da Secretaria de Produção e Sustentabilidade está pondo em prática um dos planos de governo da campanha do prefeito Élson Farias (PCdoB), que é a construção de açudes para a população ribeirinha.

Nesta semana, o secretário da pasta Luís Meleiro junto com uma equipe, na qual incluiu um técnico em agropecuária (Nathan) e um motorista de máquinas pesadas (Adsandro) foram dialogar com os moradores dos seringais Xapuri, Massapê e Duas Nações a respeito do programa.

Vinte famílias aceitaram a construção dos açudes nas suas propriedades. Pelo acordo com as famílias, a Prefeitura vai custear a diária do motorista e locomoção da máquina. Por outro lado, a família beneficiada custeia o diesel e a alimentação do trabalhador.

A equipe que participou da viagem com o secretário já realizou as medições dos terrenos, pôs os pontos de GPS. Tudo para que haja a liberação do IMCIBIO, uma vez que as comunidades estão instaladas dentro reserva extrativista do baixo rio Tarauacá. Isto é, tudo que for feito nessas áreas depende do aval do órgão de proteção do meio ambiente.

De acordo com Luís Meleiro, a chefe do IMCIBIO no Acre deve ir ao Jordão no dia 12 deste mês para liberar as atividades a serem desenvolvidas.

Ainda segundo o chefe da Secretaria de Produção e Sustentabilidade, o objetivo do programa de sua pasta é fomentar a produção de peixe, gerar renda ao produtor rural, bem como baixar o preço do pescado no município que custa em média 18 reais o quilo exportado de Tarauacá, cidade vizinha. Meleiro lembrou que como a carne bovina é produzida em alta escala, seu valor é acessível a toda a comunidade jordanense.

Por Leandro Matthaus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *