Cruzeiro do Sul: Ilderlei Cordeiro lança Programa de Intensificação de Cadeias Produtivas de Cruzeiro do Sul

“São os produtores que colocam o alimento na mesa da população urbana”, enfatizou o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, que reconhecendo importância de se alocar investimentos para a área, lançou nesta quarta-feira, 27, o Programa de Intensificação de Cadeias Produtivas Prioritárias (Procap).

Foto: Ismael Medeiros

A iniciativa, que é coordenado Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), contempla 214 famílias rurais. Desta, mais de 80 serão beneficiadas na primeira fase do programa, que visa o fomento e incentivo à diversificação da produção agrícola do município.

“O Procap reúne investimentos dos últimos dois anos e dos próximos anos, fortalecendo a área produtiva. O produtor rural é uma das nossas prioridades de gestão, isso consta no meu plano de governo e, hoje, honro com mais esse compromisso de impulsionar as cadeias produtivas prioritárias, gerando emprego, renda e qualidade de vida na zona rural de Cruzeiro do Sul”, enfatizou o prefeito.

Para identificar as cadeias produtivas prioritárias, a Prefeitura, em parceria com o Estado e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolveu estudos e diversas visitas as comunidades, que ditaram suas demandas e culturas, todas comtempladas pelo programa, é o que explica o secretário de Agricultura, Jenilson Maia.

“A Prefeitura vai doar mudas de café, guaraná, pimenta-do-reino e açaí aos produtores. Já temos 75 mil mudas de café clonal e 25 mil de açaí à pronta-entrega, dessas cadeias que agregam demandas de indústrias reprimidas”, destacou o secretário.

Além das mudas, a gestão municipal vai disponibilizar o uso de trator agrícola para a realização da mecanização agrícola, apoiará a elaboração de projetos para captação de financiamento, junto aos agentes bancários, e ainda promoverá ações de capacitação (cursos, palestras, aulas práticas) para os agricultores familiares inseridos no programa.

O produtor rural Jairo Meireles agradeceu o apoio e destacou os benefícios. “O prefeito tem nos ajudado muito. No Ramal 12, todos estamos muito contentes com as 10 mil mudas de café que recebemos e já plantamos”, contou.

Para acessar os benefícios do Procap, os produtores interessados devem adotar o termo de adesão (inscrição). Logo em seguida, receberão visita técnica para definição do local do plantio e georreferenciamento da unidade produtiva. Também é obrigatória a participação nas capacitações ofertas e confirmação negativa de débitos na Prefeitura.

Segundo o chefe-geral da Embrapa, Eufran Amaral, a escolha das cadeias de valor aquecem a economia local. “A preocupação principal do prefeito e demais gestores foi garantir que as culturas potencializadas tenham aptidão e garantam, em primeiro lugar, o abastecimento do mercado local. Isso é extremamente importante, pois aquece a economia e valoriza produtores e culturas regionais. A iniciativa engloba ainda questões sociais e ambientais, tendo em vista a quantidade de pessoas beneficiadas e áreas recuperadas com o plantio das mudas”, afirmou.

Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *