quarta-feira, julho 15, 2020

Jordão: Com nota 6 no IDEB, escola Manoel Rodrigues de Farias atinge meta prevista para 2021

A Escola Estadual  de Ensino Fundamental ( 1° ao 5° ano) Manoel Rodrigues de Farias, no município de Jordão, cidade com um dos piores IDH do Brasil, e isolada por via terrestre das demais cidades acreanas, obteve nota seis na avaliação do IDEB ( índice de desenvolvimento da educação básica) pelo quarto ano consecutivo. 

Obter seis em 2017, significa  que o colégio ultrapassou nove décimo a  mais do que a previsão para  2021, que é de 5.1. 

Na avaliação do  MEC, são  calculados a nota da Provinha Brasil ( matemática e português) para alunos do 5° ano, o índice de aprovação e evasão escolar. Sendo que há mais de três anos não houve evasão no colégio dos estudantes da primeira etapa do ensino fundamental. 

A Escola Manoel Rodrigues de Farias foi criada pelo então Governador Jorge Kalume e Secretária de Educação Professora Yacute Ayache, através do Decreto Lei nº 190, de setembro do ano de 1969, na ainda Vila Jordão.

A melhora na qualidade do ensino da escola, que já abrigou todo o ensino fundamental e médio do município, é fruto de um trabalho iniciado com a professora Marissanta Farias, atualmente coordenadora de ensino. 

A equipe gestora da Escola Estadual Manoel Rodrigues de Farias é composta pela Professora Adelana Amorim Feitosa Farias – Diretora; Maria Marissanta Marinho de Farias –  Coordenadora de Ensino; Tacilene Jorge de Oliveira – Coordenadora Administrativa Esperidião Menezes Júnior – Secretário e Maria Miranete Lopes Rocha – coordenadora Pedagógica de EJA. 

A Escola Manoel Rodrigues de Farias recebeu esse nome em homenagem a este ilustre brasileiro, que nasceu na cidade de Eirunepé- AM em 1901, tendo falecido em 1964, na cidade de Tarauacá-AC. Manoel chegou à comunidade em 1933, atraído pela riqueza que a borracha proporcionava na época, tornando-se um grande seringalista e ainda exercendo as funções públicas de sub-prefeito e juiz de paz. 

Por Leandro Matthaus

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Coluna Diva: Lenilda Farias, a exuberância da mulher da terra do abacaxi

Confesso que estava morrendo de saudades de escrever sobre as belas mulheres e descrever a perfeição das curvas de seus corpos e, claro, falar...