Jenilson Leite destaca que acelerador linear irá revolucionar tratamento contra o câncer no Acre

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), membro titular da Comissão de Saúde e médico infectologista, verificou in loco nesta segunda-feira (27) junto com o gerente administrativo do UNACON (Hospital do Câncer), Fernando Abreu, os últimos ajustes que está sendo realizado no acelerador linear para que o mesmo comece a funcionar. O acelerador linear é um do mais moderno aparelho de radioterapia instalado no país, no qual apena o Acre e mais quatro Estado conseguiram serem habilitados pelo Ministério da Saúde neste primeiro momento do projeto de expansão de tecnologia para a cura do câncer.

A reforma do Hospital do Câncer e a instalação do acelerador linear são de responsabilidade do MS, com a parceria do governo do Estado. A obra está orçada em sete milhões de reais, sendo que somente a instalação do aparelho custou em média três milhões de reais.

Segundo o gerente administrativo, o aparelho já deveria estar funcionado, mas devido a primeira empresa vencedora da licitação ter desistido, houve este atraso. “Este aparelho veio dos Estados Unidos, já foi feito as instalações mecânicas, agora estamos fazendo as instalações dos softwares. Posteriormente teremos mais algumas etapas, que são: teste de disparo, funcionamento do equipamento e treinamento da equipe e a fiscalização da Comissão Nacional de Energia Nuclear”.

Fernando explica ainda que, após serem cumpridas as etapas mencionadas, será feito o comissionamento do equipamento, isto é, verificar se o aparelho está apto para funcionar, passando então para a responsabilidade do governo do Estado do Acre. Com relação a entrega da obra física do UNACON, será feito daqui uns quinze dias, contudo, o tratamento dos pacientes está previsto apenas para o início de novembro, quando, provavelmente todas as exigências tenham sido concluídas.

O novo acelerador linear tem a capacidade de duplicar a quantidade de tratamento que já é feito no Acre. Abreu ressalta que se atualmente quarenta pacientes são atendidos diariamente, com o funcionamento este número será maior que cem, embora o Estado não detenha esta demanda.

Esta é a segunda visita que o deputado faz a direção do UNACON, para acompanhar de perto o andamento das obras e instalações do acelerador linear. Para ele, o acelerador representa uma conquista muito importante para toda a população acreana, tendo em vista seu significado para os pacientes que necessitam fazer o tratamento contra o câncer, sendo que a grande maioria se desloca para outros estados, por exemplo, Rondônia. “Esta obra tem um grande significado para os pacientes portadores de câncer no Acre, sendo uma novidade este aparelho, uma revolução na área da medicina, na qual equipara o Acre com outros estados da federação que fazem este tratamento. Além disso, estaremos dando aos pacientes uma maior comodidade, podendo eles realizarem o tratamento aqui, com mais agilidade e eficiência”, ressalta Jenilson Leite.

Segundo o cirurgião-oncologista David Carneiro, o aparelho tem um tratamento que pode ser curativo, empregando a radioterapia com a quimioterapia. De modo que, a existência desses equipamentos é uma opção de cura existente para este tipo de patologia. Quando não é possível obter a cura total da enfermidade, o procedimento alivia as dores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *