segunda-feira, julho 6, 2020

Adelaide Neri, a única taraucaense a ser eleita para o Congresso Nacional, faleceu nesta quinta-feira

A ex-deputada federal pelo Acre, Adelaide Neri, veio a óbito nesta quinta-feira (24), em Rio Branco, capital do Estado. Ela foi a primeira e única mulher nascida na cidade de Tarauacá a ser eleita para o Congresso Nacional.

Foi registrada como Antônia Adelaide da Rocha, tendo  acrescentado o sobrenome de Neri do seu esposo, pelo qual veio a ser conhecida. Professora da rede estadual de ensino, esteve afrente da direção do Departamento de Ensino Supletivo da SEE nos governos de Nabor Júnior, Iolanda Fleming e Flaviano Melo.

A ex-deputada é mãe da atual prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, e irmã do ex-deputado Manoel Machado, político de grande expressão política nas décadas de 80 e 90 do século passado. 

Adelaide Neri nasceu aos dias 16 do mês de dezembro de 1940, na cidade de Tarauacá, vindo a falecer aos 77 anos de idade. Além da prefeita de Rio Branco, Adelaide deixou mais três filhos.

Filha de Vicente Crescencio da Rocha e Rosa Machado da Rocha. Era formada   pela Universidade Federal do Acre.

ingressou no MDB em 1965, ainda no pediper militar,  e trabalhou no magistério até assumir a direção do Departamento de Ensino Supletivo da Secretaria de Educação e Cultura do Acre em 1983 no governo Nabor Júnior, sendo mantida no cargo por Iolanda Fleming e Flaviano Melo.

O trabalho de Adelaide Neri lhe rendeu uma cadeira na Câmara Federal. Ela  votou a favor do impeachment de Fernando Collor em 1992. Candidata a reeleição em 1994 ficou na terceira suplência chegando a ser convocada para o exercício do mandato, durante a passagem de Chicão Brígido pela Secretaria Especial de Representação Política e Cidadania de Rio Branco na administração do prefeito Mauri Sérgio.

Por Leandro Matthaus

Leandro Matthaus
Leandro Matthaus é graduado em Letras Português pela UFAC, radialista e narrador esportivo. Atuou nos sites Acrenoticias.com, Blog do Kaká, Tarauacá Agora, foi assessor de comunicação da Prefeitura de Tarauacá. No rádio, tem passagens pelas Rádio Nova Era FM 87,9 e Jordão FM 88.5 Cultural. Tem um programa na Rádio Juruá FM 100,9 (Programa Mistura Fina). Além de ser Vascaíno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Coluna Diva: Lenilda Farias, a exuberância da mulher da terra do abacaxi

Confesso que estava morrendo de saudades de escrever sobre as belas mulheres e descrever a perfeição das curvas de seus corpos e, claro, falar...