PT volta a ser o maior partido da Câmara Federal

Após o fim da janela partidária, o PT que vive sua maior crise política com a prisão de sua maior estrela, o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva, volta a ser a sigla com o maior número de deputados federais. 

Segundo dados da Câmara e do Tribunal Superior Eleitoral, 83 deputados trocaram de legenda durante a brecha partidária. Desde o dia 6 de março a 6 de abril de 2018, com a nova legislação eleitoral vigente deputados estaduais e federais poderiam trocar de partido sem correr o risco de perder o cargo por infelidade partidária. 

Nesse troca-troca, o MDB de Michel Temer que mudou de nome por conta dos escândalos de corrupção perdeu 14 legisladores . Já o PT, recebeu um parlamentar e com a volta de membros da sigla que ocupavam secretarias estaduais retornando ao parlamento  federal, a sigla voltou a ser a  maior legenda  da atual legislatura. Agora o partido têm 55 parlamentares, seguido por MDB e Progressistas (PP) com 54 cada um. 

Como o PT foi o partido que mais elegeu deputados em 2014, a sigla terá direito a maior parte do recurso de 1, 7 bilhão de reais do  fundo partidário eleitoral. O que pode contribuir para o partido eleger o maior número de parlamatares novamente, haja vista que está proibido a doação por empresas.

Por Leandro Matthaus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *