terça-feira, setembro 29, 2020

FEIJÓ inicia aula da primeira turma de licenciatura em matemática

SECOM/AC – A cidade de Feijó, distante 363 quilômetros da capital, agora conta com uma turma de 50 graduandos em matemática, pela Universidade Federal do Acre (Ufac). O diferencial é que eles estão estudando e irão cursar toda a graduação no Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup) do próprio município.

A aula inaugural para os 50 acadêmicos da turma foi realizada no último sábado, 19. Representantes da Ufac, da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e autoridades locais, participaram do evento.

Sorridente a caloura, Janayra Ribeiro, disse que estava feliz pela oportunidade de poder cursar uma graduação sem precisar se deslocar da sua cidade para a capital.

“Aqui em Feijó não tinha opção de curso de nível superior. Então, quando eu vi que abriu para cá já me animei, porque é uma área que eu gosto, e as aulas serão na minha cidade. É uma felicidade dobrada”, comemora.

Janayra Ribeiro é a mais nova caloura da Ufac (Mágila Campos)

Durante a solenidade o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, congratulou os acadêmicos e disse que a universidade está cumprindo uma demanda social muito importante, que é atender também às cidades do interior.

“A Ufac está chegando em um  município estratégico, porque Feijó está distante tanto do campus-sede quanto do campus Floresta. E chegar até essa população é fundamental para desenvolver a educação nessa região”, diz.

A diretora de inovação da SEE, Cleide Prudêncio, lembrou que foram muitos os esforços do governo e da Ufac para que o curso na modalidade Educação à Distância (EAD), fosse ofertado na cidade.

“Foram anos de intenso trabalho para que pudéssemos oferecer esse curso no Cedup desta cidade. Este ano conseguimos proporcionar isso a cinquenta pessoas que estão tendo a oportunidade de fazer uma graduação de qualidade por uma instituição renomada”, destaca.

A graduação visa formar profissionais para atuar na rede básica de ensino. É resultado da parceria do governo do Acre e da Ufac, por meio da Universidade Aberta do Brasil.

O coordenador do Cedup, Francisco Silva, disse que é uma conquista para a cidade. “Nosso município tem uma carência de professores nas áreas de exatas, esse curso vai ajudar a reduzir esse déficit, além de ajudar na qualificação dos feijoenses”, explica.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...