domingo, setembro 20, 2020

STF EXCLUI TIÃO E JORGE DA LAVA JATO

A pedido da Procuradoria Geral da República, o ministro Edson Fachin, relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, excluiu o governador do Acre, Tião Viana(PT), e o senador Jorge Viana (PT-AC), da lista de políticos suspeitos de envolvimento com corrupção na Petrobras. O Ministério Público Federal constatou que não há qualquer prova ou indício do envolvimento de ambos com a operação Lava Jato, que apura o escândalo da Petrobras.

A decisão de Fachin considerou que não há conexão ou participação de Jorge Viana e Tião Viana nos desvios de recursos da empresa estatal. Em 14 de julho, o procurador-geral da República interino, José Bonifácio Borges de Andrada, argumentou que não há conexão entre os irmãos Viana e o esquema de corrupção na empresa.

O caso passou pela presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, que concordou com Fachin e Andrada. Além de acatar a manifestação do Ministério Público, a ministra determinou a redistribuição do inquérito.

“Como exposto pelo Procurador-Geral da República, em exposição acolhida pelo relator, ministro Edson Fachin, inexiste conexão ou continência entre os fatos narrados no presente Inquérito e aqueles relacionados à denominada Operação Lava Jato”, escreveu Carnen Lúcia.

O governador e o senador serão alvo de inquérito para apurar a possibilidade de delito eleitoral, como abuso de poder econômico ou falsidade na prestação de contas relativas às campanhas de 2010 e de 2014.

O inquérito está com o ministro Gilmar Mendes, que decidirá sobre a necessidade de novas diligências para investigar as contas eleitorais dos irmãos Viana. Eles deixam de ser suspeitos de envolvimento em crimes de corrupção e passam a responder por ocorrência de delito eleitoral.

Texto: Por Altino Machado

Foto: Gleilson Miranda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...