quinta-feira, outubro 1, 2020

CONCURSO BOMBEIROS DO ACRE: EDITAL ATÉ AGOSTO PARA NÍVEL MÉDIO.

O edital de concurso dos Bombeiros do Estado do Acre (Concurso Bombeiros Acre 2017) será divulgado em breve. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o documento de abertura do certame será divulgado até a primeira quinzena de agosto. A expectativa é que o concurso ofereça 150 vagas para candidatos de ambos os sexos no cargo de Soldado.
A realização do concurso Bombeiros/AC 2017 já havia sido anunciado pelo governador Tião Viana durante um evento de premiação na semana do Corpo de Bombeiros Militar do Acre. A escolaridade a ser exigida neste concurso ainda não foi informada, mas o último concurso realizado, em 2012, o requisito para ingresso no cargo era de nível médio.
O Concurso Bombeiros AC 2017
Uma comissão do concurso já trabalha na abertura do concurso, e atualmente está na etapa da organizadora. De acordo com o Major Cláudio Falcão, a empresa Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), instituição ter realizado os últimos concursos dos Bombeiros do Acre, tem uma grande possibilidade de ser contratada.
Olho no teste físico
O Teste de Aptidão Física possui caráter eliminatório e tem por objetivo avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato, consideradas indispensáveis ao exercício de suas atividades. Para participar desta etapa, foi necessário que os candidatos fossem aprovados na Prova Objetiva no quantitativo de 05 (cinco) vezes o número de vagas. Em caso de empate na última posição do quantitativo definido acima, todos os empatados nesta posição serão convocados.
Os exercícios físicos para a realização do Teste de Aptidão Física, com base no último curso realizado, foram os seguintes:
a) Resistência Muscular Localizada: Teste de apoio de frente sobre o solo e Teste de resistência abdominal em 1 minuto;
b) Resistência Cardiovascular: Teste de Corrida para homens – desempenho mínimo de 2.800 metros (Cooper) e Teste de Corrida para mulheres – desempenho mínimo de 2.400 metros (Cooper);
c) Teste de Força: Teste dinâmico de barra fixa com pegada em pronação para homens (Execução Dinâmica), Teste de barra fixa com pegada em pronação para mulheres (Execução Isométrica); e
d) Aptidão de Natação: Teste de Natação 100 metros Nado livre Cronometrado para homens – tempo máximo de 2min e Teste de Natação 100 metros Nado livre Cronometrado para mulheres – tempo máximo de 2min30seg.
A sequência dos Teste de Aptidão Física será a seguinte:
1º Flexão de Braço em Barra Fixa (Execução Dinâmica) para homens; Flexão de Braço em Barra Fixa (Execução Isométrica) para mulheres;
2º Teste de Apoio de frente sobre o solo;
3º Teste de resistência abdominal em 1 minuto;
4º Teste de Corrida para homens – desempenho mínimo de 2.800 metros e Teste de Corrida para mulheres – desempenho mínimo de 2.400 metros; e
5º Teste de Natação de 100 metros cronometrado nado livre para homens e mulheres.
Último Concurso Bombeiros AC
O último concurso dos Bombeiros/Acre aconteceu em 2012, quando contou com 250 vagas para o cargo de Soldado, sendo 200 para os homens e 50 para as mulheres. A organização do certame foi a FUNCAB.
De acordo com o edital, o salário chegava a R$1.717,81 durante o curso de formação dos Bombeiros, e R$2.244,81 após a conclusão do curso e ingresso no cargo. O concurso foi composto de prova objetiva, investigação criminal e social, teste de aptidão física, avaliação psicológica e avaliação médica e toxicológica.
A prova objetiva contou com Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Acre, Atualidades e Informática Básica. A Prova Objetiva foi aplicada simultaneamente nas cidades de Brasiléia/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Rio Branco/AC, Sena Madureira/AC e Tarauacá/AC. A avaliação teve duração de quatro horas.
Foi considerado eliminado do certame o candidato que não obteve, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos da Prova Objetiva e/ou obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas.
Prepare-se com antecedência
Os interessados em concorrer a uma das vagas já podem iniciar os seus estudos, tomando como base o conteúdo programático do último concurso realizado. Confira os assuntos que devem ser mantidos para este concurso dos Bombeiros ACRE 2017.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Sinais de Pontuação. Classes de palavras e suas flexões. Coletivos. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias: nominal e verbal. Regências: nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.
MATEMÁTICA:
Conjuntos: conceito, igualdade, classificação, pertinência, inclusão, operações de união, interseção e diferença. Sistema de Numeração Decimal e outras bases de numeração. Operações com números naturais. Problemas com as quatro operações. Expressões Numéricas. Divisibilidade. Múltiplos e Divisores. Números Primos. Fatoração. MDC e MMC e aplicações. Números Racionais: forma fracionária e forma decimal, operações e problemas. Medidas: unidades de medida (comprimento, massa, capacidade, superfície e volume). Grandezas Proporcionais: razão, proporção, regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples. Equações do Primeiro e do Segundo Grau. Noções de Geometria Plana: triângulos, quadriláteros, polígonos, semelhança, teorema de Pitágoras, áreas e volumes. Funções: tabelas, gráficos, estatísticas. Grau, quadrática, exponencial e logaritmos. Matrizes. Determinantes. Sistema Linear. Probabilidades.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ACRE:
O processo de ocupação das terras acreanas: a ocupação indígena, a imigração nordestina e a produção da borracha, a insurreição acreana e anexação do Acre ao Brasil. A chegada dos “paulistas” nas terras acreanas a partir dos anos 70 do século passado: êxodo rural, conflitos pela terra e invasões do espaço urbano. A evolução política do Acre: Território a Estado. Acre: desafios para um futuro sustentável. Geografia do Acre: Aspectos geográficos e ecológicos da Amazônia e do Acre. Formação econômica do Acre. Processo de anexação do Acre ao Brasil: tratados e limites. Municípios e populações do Acre: população e localização. Nova configuração do mapa. Microrregiões. Atuais municípios.
ATUALIDADES:
Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. Globalização. Compreensão dos problemas que afetam a vida da comunidade, do estado e do país.
INFORMÁTICA BÁSICA:
Sistema operacional e ambiente Linux. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Linux. Sistema operacional e ambiente Windows. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Conceitos básicos,ferramentas, aplicativos e procedimentos de Intranet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação. Procedimentos de segurança. Noções de vírus e pragas virtuais. Noções de firewall. Aplicativos para segurança (anti­vírus, anti-spyware, etc). Procedimentos de backup.
Sobre os Bombeiros
A ideia de Bombeiro no Acre Com a instalação do Governo Provisório do Estado Independente do Acre, Luiz Galvez Rodrigues Arias – Chefe do Governo Provisório, através do Decreto nº 07, na data de 17 julho de 1899 que versava sobre vários departamentos, entre eles o de justiça, criou o Corpo de Bombeiros.
Os primeiros serviços de combate a incêndio A existência do serviço de extinção de incêndios é paralela a do serviço de Polícia. Em 01-01-1921, as Companhias Regionais de Polícias para aqui vieram com a missão de policiar a região e por ocasião dos incêndios, aquela tropa era acionada e, utilizando os meios que dispunha como: pá, enxada, balde d`água, areia e outros meios de fortuna, extinguiam as chamas e evitavam sua propagação, retiravam bens materiais e socorriam vítimas.
Teve como primeiro Comandante, o Major Duarte de Menezes – Comandante da Companhia Regional de Polícia do Alto Juruá. Origem Legal Constituição Estadual de 1º de março de 1963, que criou a Polícia Militar do Estado do Acre, instalada em 31 de março de 1974, substituindo a Guarda Territorial.
Fonte: http://noticiasconcursos.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...