Friale alerta sobre baixa umidade e prevê a chegada de 3 frentes frias em agosto

O mês de agosto chegou trazendo uma onda de calor e baixa umidade para o Acre. Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, este mês terá a umidade relativa do ar abaixo de 40%, podendo alcançar até 20%. Por isso, neste período é necessário redobrar os cuidados com a saúde para evitar problemas respiratórios.

Em seu site, O Tempo Aqui, Friale enfatiza que em agosto ocorrem quedas “bruscas e acentuadas” da temperatura. Rio Branco já registrou 6,0ºC nesse período no fim da década de 1960, segundado dados da estação meteorológica INMET.

“Embora as noites tenham temperaturas amenas, os dias são, geralmente, ensolarados e secos, com calor intenso, cujas máximas podem atingir, eventualmente, 37ºC”, escreveu.

A previsão é que ocorram três frentes frias ao longo do mês, de acordo com o pesquisador. A primeira deve chegar ao estado antes do dia 16 de agosto, com possibilidade de ser antes ou depois.

“Logo na primeira semana do mês, uma massa de ar polar penetrará no sul da Amazônia Ocidental, diminuindo sensivelmente a temperatura. Agosto deverá ser muito seco, com pouca chuva”.

A média da temperatura mínima é de 19,2ºC e máxima de 32,6ºC na capital acreana neste período. As chuvas devem ter uma média de 40,4 mm. Em julho este número foi 42,1 mm.

agazetadoacre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *