quinta-feira, outubro 1, 2020

TARAUACÁ: DOUTORA RAQUEL TIRA DÚVIDAS SOBRE CLAREAMENTO DENTAL

O clareamento dos dentes ocorre através de uma reação química  em que o oxigênio livre quebra as moléculas de pigmentos do dente em moléculas menores dentro da estrutura dental (esmalte e dentina). Dessa forma, essas moléculas permitem maior reflexão de luz, e consequentemente, o dente se apresenta mais claro.

Existem restrições para fazer o clareamento dental?

Sim, dentes com restaurações grandes, próteses e implantes. Pessoas com hipersensibilidade dentinária, que fizeram quimioterapia e radioterapia há pouco tempo, e gestantes não estão indicadas a fazer uso do clareamento.

Todo clareamento deixa os dentes branquíssimos ?

O dente é um elemento policromático, sua cor é determinada pela dentina, que é amarela. Enquanto que o esmalte dental é translúcido. Quanto mais fino for o esmalte, mais amarelo fica o dente. Dessa forma, quanto mais mineralizado for o esmalte, mais claro ficará. A cor do dente não altera com o processo de clareamento, somente saturação desta cor, ou seja, há dentes que não alteram muito o grau de saturação. Por isso, há possibilidade de seu sorriso não ficar como o esperado.

Dentes feito canal podem ser clareados?

Sim. É acrescentado o gel clareador na parte interna do dente e é trocado como um curativo, por algumas sessões até a obtenção do resultado desejado.

 Existe diferença entre o clareamento caseiro e o de consultório?

O clareamento caseiro é feito através de uma moldeira, em que o gel é aplicado, no período mínimo de 4 horas diárias. Já o clareamento de consultório  é feito com um laser sobre os dentes, obtendo o resultado imediato. Ele libera um laser de baixa potência para minimizar a sensibilidade. O outro tipo de clareamento de consultório é o realizado com um gel com alta porcentagem, que é ativado sobre os dentes por meio da luz de LED, gerando maior sensibilidade. O clareamento realizado em consultório pode ser repetido de acordo com a necessidade individual de cada caso.

Pode ser utilizado os dois métodos conjugados?

Sim. Para intensificar e obter um resultado mais preciso e rápido, é comum conjugar as duas técnicas. O tratamento se inicia com uma sessão em consultório e, depois, são feitas algumas aplicações da moldeira.

 Quais são os cuidados que se deve ter ao realizar o clareamento dental?

É importante o uso de uma pasta de dente para dentes sensíveis e de um enxaguante bucal com flúor para minimizar os impactos da sensibilidade dentinária. A pessoa precisa, também, ter cuidado com a alimentação, evitando alimentos que mancham os dentes e alimentos ácidos. E pata os fumantes…cigarro deve ser evitado.

Quais os problemas que podemos ter se não tivermos a orientação de um dentista?

O paciente pode aplicar o gel em quantidade a mais, causando queimaduras, ou aplicá-lo em uma parte incorreta da placa, sem obter resultado. Outro inconveniente pode ser a aplicação sobre raízes expostas ou dentes com cárie, gerando uma pupite, sendo necessária a realização da endodontia (tratamento de canal). Utilizar por tempo excessivo pode causar reabsorção e enfraquecimento do dente. Somente o dentista está habilitado para aplicar, orientar e supervisionar o paciente.

Está querendo deixar seu sorriso ainda mais bonito?

Nos procure na clínica Espaço Saúde em frente à Escola João Ribeiro ou agende uma avaliação nos números:

999375797
999461225
Dra. Raquel Vianna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...