segunda-feira, outubro 26, 2020

TARAUACÁ: Comunidade Tauary Agradece a Prefeita Marilete por Visita.

Viemos de público agradecer a visita de nossa Gestora Municipal no ultimo domingo (23) a essa comunidade.

Dos assuntos debatidos:

Construção da UBS: (Emenda da Dep. Federal Jessica Sales) : A prefeita explicou que devido a situações técnicas do projeto, e o município ter que arcar com uma contrapartida de R$100.000 (cem mil reais), as obras ainda não estavam em andamento, mas que a unidade já se encontra em licitação e a ordem de serviço será dada o mais breve possível. A comunidade também solicitou a contratação de mais Agentes Comunitários de Saúde , pois, conta com um público de 178 famílias ,dessas, apenas 75 tem o acompanhamento, por ser o limite máximo para um ACS. E o acompanhamento do Programa Bolsa Família depende desses servidores.

 A prefeita explicou que a prefeitura está arcando com recursos próprios  cerca de 30, dos 89 ACS do município,  que tão logo o Ministério da Saúde regularize os repasses de recursos na integridade a quantidade de ACS cadastrados , a situação será resolvida mas que terá brevidade diante da demanda . Que ainda essa semana estará encaminhando a equipe de endemias para  comunidade.

Também foi pedido um atendimento de saúde para a comunidade. 

A prefeita disse está no aguardo de recebimento da medicação que o município comprou para as ações itinerantes. Que devido a debitos da gestão aterior a prefeitura esta inadimplente junto a Furp ,onde obtém os medicamentos com preços menores. Que com  o recebimento dos remédios poderá suprir essa demanda.

Educação: Com um público de 144 alunos somente do Ensino Fundamental 1° ao 5° ano,  a comunidade apresentou a proposta de criar uma Escola da comunidade.  Onde a mesma possa ter um conselho próprio deixando de ser apenas um anexo do Polo Escolar Gregório. A dez anos o prédio foi construído  para um clientela de 36 alunos hoje temos quase 150.

Sobre o assunto ela disse está  de acordo, mas que será necessário um estudo junto ao secretário para que a demanda Seja atendida dentro das normas estabelecidas. Que apresentará uma resposta decisiva na próxima reunião. Falou também, que a escola já será de imediato contemplada com fossa séptica e a perfuração de um poço semi-artesiano para abastecimento com água potável. Haja visto, a água ser apanhada em um igarapé em local insalubre.

Agricultura:  A comunidade solicitou um veículo semanalmente para o escoamento da produção e do produtor , e também  uma contrapartida em combustível para que os ribeirinhos pudessem canalizar o rio.

A prefeita disse que iria fazer um estudo sobre o assunto com o secretário  e a comunidade para ver o meio mais viável de solucionar essa demanda.

Comunicação: A comunidade solicitou um a implantação de um wi-fi. A prefeita disse que é uma demanda de fácil contemplação,   o mais breve possível poderei dar uma resposta sobre a possibilidade. Quem sabe já com a implantação.  Mas precisamos averiguar a disponibilidade junto a quem oferece os serviços.

A reunião foi encerrada com a prefeita se predispondo a voltar a comunidade com os secretários.  E apresentar as melhorias que serão implantadas na região.  Me senti agradecida em ter sido convidada a conhecer de perto o que deverei  implantar de melhorias  que farão diferenças no padrão de vida local. É  conhecendo de perto a dor e necessidades de meu povo  que poderei oferecer uma gestão eficiente aos munícipes.

Jorge Luiz – o “Mila”- , representante da associação agradeceu :

É a primeira vez que um gestor municipal de Tarauacá comparece para debater melhorias aqui para nossa comunidade, apesar de muitas ações já terem ocorrido em gestão anteriores, ficamos muito agradecidos por sua disposição mesmo em um final de semana, um dia que seria para lazer e descanso. Mas nossa intenção é  sermos agentes de transformação social e estaremos totalmente a disposição para somar e dialogar melhorias a comunidade.

(Associação Tauary)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...