terça-feira, setembro 29, 2020

ACRE: HOJE É O DIA ESTADUAL DO POLICIAL CIVIL

 Secretaria de Estado da Polícia Civil (Sepc) e o Sindicato dos Policiais Civis do Acre (Sinpol/AC) lançaram a programação das atividades alusivas à Semana do Policial Civil, que início no último domingo, 16, com a 2ª Meia Maratona Antônio Carlos Marques Mello, o “Carioca”.

O Projeto de Lei nº 4/2015, de autoria da deputada Juliana Rodrigues, institui o “Dia Estadual do Policial Civil”, a ser comemorado no dia 19 de julho de cada ano. De acordo com o projeto, a data integra o calendário oficial de eventos do Estado do Acre e as solenidades comemorativas ao Dia do Policial Civil.

A escolha do 19 de julho de cada ano é justificada por ser o aniversário de fundação da Polícia Civil do Estado. O nome dado à maratona é uma homenagem ao delegado conhecido por “Carioca”, assassinado quando dava cumprimento a um mandado de prisão em Xapuri.

Durante toda a semana serão realizadas várias atividades esportivas com torneio de futebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, dominó, corrida, palestra, lançamento da bandeira e hino da Polícia Civil, além da campanha de doação de sangue, tradição que ocorre todos os anos.

“A Semana do Policial Civil foi criada a partir da lei que sanciona a data comemorativa e entendemos que dessa forma estamos valorizando o operador de segurança pública que não mede esforço para defender a sociedade. O Sinpol/AC e o GTP [Grupo de Treinamento Policial] estão de parabéns por fazerem parte de todo esse processo da organização e, claro, pela valorização da categoria com entretenimento e atividades físicas”, destacou o secretário de Estado de Polícia Civil, Carlos Flavio Portela.

A meia maratona será realizada no dia 16 de julho, domingo, com percursos de cinco e 21 quilômetros.  A concentração se inicia às 5 horas e a largada será dada a partir de 6 horas, na Estrada Dias Martins, após a entrada do Residencial Ipê.

De acordo com o delegado da Polícia Civil e coordenador do GTP, Nilton César Boscaro, além da corrida, haverá torneios de futebol e de vôlei, tênis de mesa, xadrez,  dominó, palestra com o delegado da Polícia Civil de São Paulo, Paulo Sumariva, e campanha de doação de sangue.

“É uma semana que vamos dedicar a esses profissionais que tem uma rotina pesada com atividades interativas e educativas, tal como a palestra com esse grande profissional. Colocamos essa data no calendário anual e nossa pretensão é que isso se repita todos os anos”, observa Boscaro.

Secom/Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...