quarta-feira, setembro 30, 2020

TARAUACÁ: PREFEITURA INICIA PROGRAMA DE COMBATE AO TABAGISMO

A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (10) na Unidade Básica de Saúde 24 de abril, ao Programa “Tabagismo”. O programa que foi implementado no ano de 2015 e aperfeiçoado neste ano, atende fumantes que desejam parar de fumar, mas que tem dificuldades em lagar o vício.

O Programa está sob a supervisão do Coordenador de Atenção Básica, Arione Lessa, que durante o período em que os participantes farão o tratamento, será responsável por palestras e orientações sobre os males, as vezes irreversíveis, causados pela nicotina.

Para a Secretária Merivânia Daniel, esse é um programa importantíssimo por ser tratar de uma questão de saúde pública “Milhares de pessoas morrem todo o ano por conta do tabagismo e ás doenças que são desencadeadas pela substância nicótica. Quero dá boas vindas a todas, e dizer que vocês estão dando um grande passo aqui hoje. Só o fato de saírem de suas casas para comparecer a sessão, já demonstra a força de vontade de vocês. Boa sorte”, destacou à secretária.

A primeira turma 2017 terá 12 participantes que foram contemplados com o Programa “Tabagismo”. O tratamento terá duração de três meses e serão disponibilizados pela Unidade Básica de Saúde medicamentos e cognitivos (Adesivo Transdérmico e Cloridrato de Bupropiona).

Para o enfermeiro e Coordenador Arione Lessa, o Programa está sendo executado nesse primeiro momento apenas na Unidade 24 de abril, mas em breve se estenderá para mais três unidades de saúde do município.

O Instituto Nacional do Câncer é o órgão responsável pelo o Programa Nacional pelo o Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, em parceria com Estados, Municípios e Distrito.

Para o fumante que deseja parar de fumar ser inserido no Programa “TABAGISMO”, precisa fazer um cadastro na Unidade de Saúde 24 de Abril e aguardar o resultado de uma análise.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...