segunda-feira, outubro 26, 2020

ACRE: Primeira Conferência Estadual de Saúde da Mulher será realizada em Rio Branco

Depois de alguns meses de preparação, quando ocorreram as etapas municipais, o Acre se prepara para a 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher, com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.

Realizado pelo Conselho Estadual de Saúde e o governo do Acre, por  meio da Secretaria Estadual de Saúde,  e a parceria de outras instituições, a conferência será realizada na próxima semana, nos dias 28, 29 e 30, no Resort Hotel, em Rio Branco.

O evento faz parte da etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, prevista para agosto próximo, em Brasília, onde 24 delegados estarão representando o Acre.

De acordo com coordenadora da conferência e conselheira estadual de saúde, Valmira Braga, o evento estadual terá como proposta criar diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. “Essas diretrizes serão baseadas em medidas que reduzam as desigualdades sociais, de gênero e ético-raciais, dentre outras, conforme previsto na Constituição e na própria Lei”, destaca.

Com o tema Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), convocou para este ano uma conferência específica para mulheres, 31 anos após a realização da primeira. Em 1986, as mulheres presentes na 8ª Conferência já reforçavam a equidade de gênero com o tema “as mulheres adoecem por serem mulheres”.

Além do tema central, a 1ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (1ª CNSMU) será subdividida nos seguintes eixos temáticos:

I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde da mulher.

II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde da mulher

III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde da mulher.

IV – Políticas públicas para a mulher e a participação social.

Secom/Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...