quarta-feira, outubro 28, 2020

Aleac aprova reajuste de até 60% e mudanças no PCCR de agentes penitenciários

A Assembleia Legislativa do Acre aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, um reajuste salarial que varia de 18% a 60% para agentes penitenciários dos níveis fundamental, médio e superior. O documento também prevê melhorias no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria como a criação do cargo de motorista penitenciário.
“Todo mundo saiu ganhando alguma coisa. Antes, os motoristas dirigiam junto com o agente, mas não tinham o direito de receber pela atividade penitenciária. Agora eles recebem 5% dessa atividade, pois precisam levar os presos para fóruns ou interior do estado”, explica.
O presidente da Associação do Sistema Penitenciário (Asspen-AC), José Janes, explicou que O reajuste é parcelado e que a categoria estava com o salário defasado. As negociações dos valores começaram em janeiro deste ano. O documento foi encaminhado ainda nesta terça (6) para a Casa Civil para que seja sancionado pelo governador Tião Viana (PT-AC).
“Hoje recebemos essa vitória e agora aguardamos que isso seja sancionado. Há muitos anos não recebíamos nenhum reajuste e acreditamos que isso vai ajudar muito a categoria a trabalhar ainda mais”, afirma.
O deputado Daniel Zen (PT-AC), líder da base do governo, diz que o governo sempre trabalhou valorizando o servidor público, pois entende que isso é a chave do bom atendimento ao cidadão. Ele destacou que os agentes são submetidos a uma situação difícil e de constante tensão, além do alto risco, assim como policiais.
Para Zen, as melhorias para a categoria também previnem até situações de corrupção que os agentes podem se submeter em casos de fragilidade financeira, emocional e cívica.

“O agente está muito próximo a atividade criminosa e pode acabar cedendo a uma tentação em casos de problemas financeiros. Todos os servidores, de todas as áreas, devem ser valorizados, mas, eles além da importância estratégica do trabalho deles estão expostos ao perigo. Na minha opinião, assim como ao ver da bancada, as melhorias são mais do que justas”, finaliza.
Por Quésia Melo, G1 AC, Rio Branco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...