sábado, outubro 31, 2020

TARAUACÁ: MUNICÍPIO GANHA NOVA AMBULÂNCIA PARA ATENDIMENTO DA COMUNIDADE

O governador Tião Viana fez a entrega de 10 novas ambulâncias para municípios do Estado do acre. Tarauacá foi um dos contemplados. A viatura que será utilizada para serviços de urgência e emergência conta com material de suporte básico, além de material de consumo como medicações, rede de oxigênio, prancha longa para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindros de oxigênio, material de parto, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual e infantil.

Leia, abaixo, a matéria Assessoria de Comunicação do governo estadual

A Saúde do Acre recebeu uma excelente notícia na manhã desta segunda-feira, 29. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou a entrega de 10 novas viaturas para o fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O investimento, em parceria com o Ministério da Saúde, nas novas viaturas chega a R$ 1,6 milhão.

As ambulâncias entregues pelo governador Tião Viana, em solenidade em frente ao quartel da Polícia Militar, contam com material de suporte básico, além de material de consumo como medicações, rede de oxigênio, prancha longa para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindros de oxigênio, material de parto, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual e infantil.

Equipamentos ajudam os profissionais do Samu salvar vidas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Equipamentos ajudam os profissionais do Samu salvar vidas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Durante a entrega, Tião Viana destacou a redução da mortalidade pré-hospitalar onde atua o Samu. “O Acre é o estado que mais aplica os recursos do Samu para atender as urgências e emergências. De 10 pacientes que chegariam a um hospital caminhando para a morte, conseguimos reduzir em três essas mortes só com a estrutura do Samu funcionando.  Essas novas viaturas vão para os municípios, para as comunidades que mais precisam.”

As novas ambulâncias serão disponibilizadas para os municípios de Brasileia, Rio Branco, Assis Brasil, Capixaba, Acrelândia, Bujari, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Feijó.

O secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, destacou a importância do reforço para a garantia de um melhor atendimento em saúde aos moradores do interior do estado. “Nós estamos reforçando a estrutura desses municípios. Quem ganha com esses investimentos é a população, que percebe o esforço contínuo do nosso governo em oferecer uma saúde com mais qualidade”, disse.

Mais de sete mil atendimentos por mês

Os números de atendimentos do Samu demonstram sua importância para o sistema de saúde. No Acre, por mês o serviço realiza mais de sete mil atendimentos em média. Desses, em mais de três mil são usadas ambulâncias, onde 370 profissionais se revezam na missão diária de salvar vidas.

O custo anual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Acre ultrapassa R$ 13 milhões.

”Os municípios vão receber essas viaturas novas. As outras, que lá estão, vão ser recolhidas para que possamos dar uma manutenção com mais tempo e garantir que os municípios nunca fiquem descobertos”, destaca Lúcia Carlos Luna, coordenadora do Samu no Acre.

A frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  no estado é de 32 ambulâncias.

O que eles disseram

Lourival Marques, deputado estadual: “Esta é uma ação importante do governador Tião Viana. Faz com que a gente confie ainda mais nesta gestão, que está sempre olhando para todos os setores, e não apenas para a saúde”.

Daniel Zen, deputado estadual: “É um investimento mais do que necessário. Sabemos que nossas unidades de saúde do interior têm avançado na oferta de serviços. Mas como as unidades de alta complexidade, como o Huerb e o Hospital das Clínicas, estão em Rio Branco, a gente fica alegre porque percebe o governo continuando a investir na saúde, na educação e na segurança como áreas vitais para a inclusão social”.

Raimundinho da Saúde, deputado estadual: “Parabenizamos o governo do Estado. Estamos passando pela maior crise da história do Brasil e vendo investimentos como este. Você vê aqui ao lado, no estado de Rondônia, a saúde agonizando, e no Acre sendo oferecido o necessário para atender as pessoas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

TARAUACÁ: 104 ANOS DE UM BELA HISTÓRIA

Por Isaac Melo (Blog Alma Acreana) BREVE HISTÓRICO - O século XIX é um século de grandes explorações na Amazônia. Surgem as famosas expedições de...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...