segunda-feira, julho 6, 2020

JORDÃO: Prefeitura assina termo de adesão ao Programa Primeira Infância

O Programa Primeira Infância Acreana (PIA) ganhou mais um parceiro. A prefeitura do Jordão assinou na última semana, o termo de adesão ao programa. O PIA tem como proposta implantar um novo modelo de atenção integral ao desenvolvimento da primeira infância em municípios que apresentam condicionantes e determinantes socioeconômicos com baixos índices de desenvolvimento.

A iniciativa visa qualificar o atendimento e o cuidado à criança de zero a seis anos, favorecendo seu desenvolvimento integral e integrado.

A adesão ocorreu durante a visita técnica da equipe do PIA no município de 2 a 5 de maio. Nesse período também foi realizada a oficina de sensibilização sobre o desenvolvimento infantil. Profissionais da educação infantil, saúde, assistência social, conselho tutelar e pastoral da criança integraram a equipe.

A temática da primeira infância e a importância do estímulo e do vínculo desde a gestação até os seis anos foi trabalhada durante a oficina. Gestores e profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Educação Infantil participaram da oficina.

De acordo com Susie Lamas, coordenadora da Divisão do Eixo Temático Drogadição e População de Rua, do gabinete da Vice-Governadoria, o PIA tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral na primeira infância por meio da qualificação dos serviços e da visitação domiciliar às famílias com gestantes e crianças com até seis anos nos seus diversos contextos culturais.

O programa irá permitir ainda o fortalecimento de comunidades indígenas, tanto na sua organização pela demanda dos serviços e o registro das soluções encontradas para o enfrentamento dos desafios para o atendimento aos direitos básicos das crianças pequenas nessas comunidades mais isoladas.

O governo tem a intenção de tornar o programa PIA em uma política de estado voltada para a Primeira Infância, garantindo dessa maneira, a implantação de ações do programa em todos os municípios do Acre.

SECOM/ACRE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Coluna Diva: Lenilda Farias, a exuberância da mulher da terra do abacaxi

Confesso que estava morrendo de saudades de escrever sobre as belas mulheres e descrever a perfeição das curvas de seus corpos e, claro, falar...