segunda-feira, setembro 28, 2020

Pesquisa aponta os Cinco prefeitos com avaliação positiva nos primeiros 100 dias

O prefeito de Mâncio Lima, Issac Lima (PT) lidera a lista dos prefeitos mais bem avaliados do Estado, após os primeiros cem dias de administração. Ele tem 69,1% de conceitos ótimo e bom por parte da população do município, contra 1,7% de conceitos ruim ou péssimo, Para 28,3% dos eleitores, sua administração é regular.

Ele é o destaque da pesquisa A TRIBUNA/Data Control que avaliou dez prefeituras acreanas, No polo oposto está o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyako, do PMDB, que soma 27% de conceitos ótimo e bom contra 13% de conceitos ruim e péssimo, com  35% de avaliação regular. Interessante, neste caso, é que 15% dos consultados não souberam ou não quiseram avaliar a ação do prefeito.

Em segundo lugar entre os melhores prefeitos está o de Porto Walter, reeleito em 2016, Zezinho Barbary (PMDB), com 67,1% de conceitos ótimo e bom contra 8,6% de conceitos ruim ou péssimo e 24,3% de avaliação regular. Logo após, Sebastião Correia (PMDB) 59,9% dos eleitores o avaliando como ótimo ou bom, 6,3% como ruim ou péssimo e 3% como regular,

O prefeito Marcus Alexandre, de Rio Branco, está em quarto lugar, mas ainda com uma avaliação muito boa. Para 54,9% dos moradores da capital, os primeiros 100 dias de sua segunda gestão foram ótimos ou bons, contra 9,1% que a avaliaram como ruim ou péssima e 34,5% que consideraram regular. O prefeito já havia explicado que o grande volume de chuvas que caiu sobre a capital nos primeiros meses do ano prejudicou o trabalho nas ruas e avenidas e uma série de ações da prefeitura. Confira o quadro da pesquisa.

Issac Lima, de Mâncio Lima é o mais bem avaliado

Pela pesquisa Data Control/A TRIBUNA, o prefeito Issac Lima, do PT lidera entre os melhores prefeitos eleitos em 2016. Ele vem obtendo grande apoio popular com uma administração voltada para a solução dos graves problemas da área urbana da cidade e com amplo respaldo político na Câmara Municipal e apoio do governo do Estado, Eis o quadro de avaliação do prefeito.

Prefeito da capital mantém bons índices de apoio popular

Mesmo passando por problemas graves de excesso de chuvas – 2017 foi o ano com maior precipitação de chuvas na capital – o prefeito Marcus Alexandre mantém excelente nível de popularidade, mesmo com ataques incessantes da população. Seus índices se mantém dentro da margem de erro de pesquisas e levantamentos anteriores. Eis o quadro completo da pesquisa na capital.

 

Cinco prefeitos são mal avaliados na pesquisa

Os prefeitos de Jordão, Acrelândia, Brasileia, Sena Madureira e marechal Thaumaturgo tem avaliações negativas, ou seja, a soma de conceitos ótimo e bom não alcança pelo menos metade dos entrevistados. Os casos mais graves são de Marechal Thaumaturgo e de Sena Madureira.

Em Sena Madureira, o prefeito Mazinho Serafim, do PMDB,  tem baixos índices. Ele soma 40,9% de conceitos ótimo e bom contra 15,5% de ruim ou péssimo e é considerado regular  por 38,3% da população. Naquele município, 5,4% dos eleitores não souberam ou quiseram avaliar o desempenho do prefeito.

Nota metodológica

A pesquisa A TRIBUNA/Data Control  foi realizada entre os dias 25/03 a 17/04/2017, por meio de entrevistas domiciliares nos respectivos municípios com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa e sorteio aleatório dos entrevistados. O tamanho da amostra foi de: Mâncio Lima, 120; Porto Walter, 70; Rodrigues Alves, 110; Rio Branco, 1350;  Capixaba, 90; Jordão 70; Acrelândia, 100; Brasiléia, 150; Sena Madureira, 220 e Marechal Thaumaturgo 100. A margem de erro é de 3% em intervalo de segurança de 95%.

Jornal A Tribina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Vereadores de Jordão apresentaram mais de 300 proposições legislativas em 2019

Os parlamentares de Jordão, no interior do Acre, concluem 2019 como um dos anos mais produtivos da história política da cidade. Os edis apresentaram...