domingo, julho 12, 2020

Dez cidades do Acre completam 25 anos de criação nesta sexta-feira

Dez cidades do Acre completam 25 anos de fundação oficial nesta sexta-feira, 28. Acrelândia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus foram criadas por meio de leis estaduais de 28 de abril de 1992, disponíveis no site da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Muitos desses municípios nasceram a partir do desmembramento de outras cidades. É o caso de Epitaciolândia, criada após a divisão de Brasileia, bem como Marechal Thaumaturgo, separada de Cruzeiro do Sul, e Santa Rosa do Purus, que se desvinculou de Manoel Urbano.

Algumas cidades como Epitaciolândia e Bujari realizam atividades em comemoração ao aniversário. Desfile cívico, shows culturais, rodeio e torneio de futebol de campo integram a programação de Epitaciolândia.

No dia 28 de abril dez municípios do Acre completam 25 anos de fundação; Jordão é um deles (Foto: Gleilson Mirando/Secom)

No Bujari, além da solenidade oficial realizada na tarde desta sexta-feira, 28, no Mercado Municipal, serão promovidos gincanas culturais, torneios de vôlei e de futebol de areia, além do torneio do trabalhador, corrida pedestre, atividades com idosos, ações de saúde no Posto Raimundo Porfírio de Brito Ramos e o baile oficial de encerramento das comemorações.

Já em Santa Rosa as comemorações se iniciaram na segunda-feira, 24, com os tradicionais torneios de sinuca e dominó. Também foram realizados o torneio de campo aberto e uma missa na Igreja Santa Rosa de Lima, em comemoração ao aniversário do município.

Apesar de terem a data de 28 de abril como fundação oficial, os municípios de Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Porto Walter e Rodrigues Alves realizam as comemorações em outras datas, como explica o historiador Marcos Vinicius Neves. “Esses municípios foram criados no mesmo dia e mês em 1992, mas alguns deles, por conta da própria história, decidiram que suas datas de aniversário eram outras.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular

Jordão: extração do látex da seringueira melhora renda de moradores da reserva extrativista; venda da borracha injetou sessenta mil na zona rural do município

Durante quase cem anos , final do séc. XIX e até  meados de 80 do séc. XX, a borracha, produto extraído do látex da...

Tarauacá: Grupo Tático prende cinco homens por envolvimento com o tráfico de drogas

Na sexta-feira, 03, a Polícia Militar, por meio do Grupo Tático de Tarauacá, braço da corporação para o enfrentamento do crime organizado, conseguiu prender...

Cel. Ulysses será o vice de Minoru Kinpara e Major coordenadorá a campanha do ex-reitor da Ufac

Pedro Valério continua presidente regional do PSL no Acre e as candidaturas do interior tanto para o legislativo, como para o executivo será coordenada...

Coluna Diva: Lenilda Farias, a exuberância da mulher da terra do abacaxi

Confesso que estava morrendo de saudades de escrever sobre as belas mulheres e descrever a perfeição das curvas de seus corpos e, claro, falar...