Acre sedia Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras

O Acre sedia, no próximo dia 27 em Rio Branco, capital do estado, o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma emergência nacional. Fruto de uma proposta do governador Tião Viana, a reunião é a primeira dessa natureza realizada no país.

Devem participar do evento a Presidência da República, ministérios da Integração, Defesa, Meio Ambiente e Justiça, Procuradoria-Geral da República, Supremo Tribunal Federal (STF), Senado, Câmara Federal, Colegiado de Procuradores do Brasil, Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil, além de embaixadores e governadores da Bolívia, Peru e Colômbia, Comando Militar da Amazônia e Comando do Exército Brasileiro.

A urgência em discutir a respeito da temática se dá sobretudo pela fragilidade das fronteiras brasileiras. O Acre, que faz divisa com Bolívia e Peru, serve como rota de tráfico de armas e drogas, o que levou o governo estadual a promover a discussão conjunta de medidas de enfrentamento.

“A fronteira amazônica é um grande indutor, porque é muito extensa, na sua maioria seca, sofrendo a ação de organizações criminosas com o ingresso no Brasil de armas e drogas. Vão estar no encontro todas as autoridades para discutir um grande pacto que possa fortalecer as fronteiras brasileiras”, salienta a chefe da Casa Civil do Acre, Márcia Regina.

O principal foco do evento, conforme Márcia, é a criação do Sistema Nacional de Segurança Pública, com um fundo nacional de financiamento, nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, espera-se firmar um pacto com os países vizinhos e fazer o alinhamento da atuação dos sistemas de inteligências do Brasil para combater o avanço do narcotráfico.

Nunca houve uma reunião desse tipo no Brasil. Temos a honra e orgulho de termos puxado essa discussão. O governador Tião Viana vem falando sobre o impacto do tráfico de drogas e o quanto isso tem sido prejudicial para as futuras gerações e para os jovens, que estão tendo suas vidas ceifadas, muitas vezes, antes dos 25 anos. Esperamos sair com o maior pacto pela vida”, acrescenta Márcia Regina.

Aberto o credenciamento

O credenciamento para a cobertura jornalística do encontro pode ser feito no site da Agência Notícias do Acre acessando ao banner do evento. A página vai direcionar para um formulário que solicita informações como nome, empresa ou instituição, estado de origem, hotel que vai se hospedar e tipo de credencial (fotógrafo, cinegrafista ou repórter).

A imprensa é obrigada a fazer um segundo credenciamento, no site do Planalto. A medida faz parte do protocolo de segurança da Presidência da República. O link de acesso será informado assim que for liberado.

Assessoria de imprensa

Julie Messias – Jornalista responsável
+55 (68) 99226-0812
encontrodegov@gmail.com
juliemessias@hotmail.com

Vássia Silveira – Jornalista
+55 (68) 99907-2515
Caio Fulgêncio – Jornalista
+55 (68) 98115-4923
Melissa Jares – Jornalista
+55 (68) 9211-0986

One thought on “Acre sedia Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras

  1. Que vergonha! O Governador do Rio Grande do Norte estará no Acre como orador, e vai falar de segurança? Já são mais de 2 mil homicídios de Janeiro até hoje e ele ROBINSON FARIAS não fez nada, prometeu ser o governador da segurança só se for a dele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *