IFAC realiza Encontro de Mulheres do Território Rural do Baixo Acre e Tarauacá-Envira

Com objetivo de discutir a valorização e participação das mulheres que trabalham na zona rural acreana, o Instituto Federal do Acre (IFAC) realiza, nos dias 25 e 26 de maio, o “Encontro de Mulheres do Território Rural do Baixo Acre e Tarauacá-Envira: Gerando e Produzindo Interlocução para o Desenvolvimento Territorial”. O evento, que acontecerá no campus Rio Branco, pretende discutir os avanços e desafios relacionados ao desenvolvimento rural sustentável, como também a participação das mulheres nesta área.

Organizado pelos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial do IFAC, dos campi Rio Branco e Tarauacá, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROINP), o encontro contará com a presença de representantes do Governo do Estado, Ministério Público do Acre e instituições financeiras locais. As atividades serão abertas a toda comunidade.

Números

Dados do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que metade dos municípios que faz parte das regionais do Baixo Acre e Tarauacá-Envira conta com mais de 50% da população residindo na zona rural. Em relação às mulheres, este número chega a mais de 48,9 mil, o que representa 45,6% do total de moradores rurais nas duas regiões.

De acordo com o pró-reitor da PROINP, Luis Pedro de Melo Plese, as discussões voltadas à mulher na zona rural contribuem para a redução das desigualdades, ampliam o respeito à diversidade, como também à solidariedade e justiça social. “É preciso discutir a valorização da participação e maior inserção das trabalhadoras rurais nos debates sobre qual desenvolvimento territorial queremos”.

Programação

O “Encontro de Mulheres do Território Rural do Baixo Acre e Tarauacá-Envira” terá início no dia 25 de maio, às 08 horas, com a realização de cerimônia de abertura, no campus Rio Branco, localizado no bairro Xavier Maia.

Estão confirmadas as presenças da secretária de Políticas para Mulheres do Estado do Acre, Maria Conceição Maia de Oliveira, do secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Estado do Acre, João Thaumaturgo Neto, e da coordenadora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec-Campo), professora Rubya Mara Rezende Madella Martins. Além da participação da procuradora-geral do Ministério Público do Acre, Patrícia de Amorim Rêgo.

No dia 26 de maio, as atividades terão início às 8h30, com mesa-redonda sobre o papel da trabalhadora rural na sociedade. A partir das 10 horas, representantes de instituições financeiras estaduais realizam apresentação sobre financiamentos e projetos de apoio à mulher produtora rural. No período vespertino, os participantes do evento irão integrar grupos de trabalho sobre os temas “Violência contra as mulheres trabalhadoras rurais” e “O papel da trabalhadora rural na sociedade”. As atividades estão previstas para encerrarem às 17 horas.

______________________________________
Coordenação de Gestão de Conteúdo (COGEC)
Diretoria Sistêmica de Comunicação – DSCOM
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC
(68) 2106-6867

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *