TARAUACÁ: FEIRA DO PEIXE ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA

Na próxima terça feira, 11 de abril, será realizada em Tarauacá, V Edição da Feira do Peixe, evento promovido pelo Governo do Acre, através da SEAPROF, em parceria com a Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Colônia de Pescadores, Cooperativas locais e outros.

Narcélio Bayma (Seaprof) e Ney Fernandes (Prefeitura)

A expectativa é a comercialização de mais de mais de 20 toneladas de peixes durante a feira, que inicia na terça e vai até sexta feira. Foi o que disse o Gerente da Seaprof Professor  Narcélio Bayma em entrevista à Rádio Comunitária Nova Era FM na manhã desta sexta feira (7) . “A boa novidade neste ano de 2017 é a comercialização de peixes sem espinhas graças ao curso de filetagem para 10 produtores, promovido pela Seaprof em parceria com Emater, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooptracre, Cooptar, Fazenda Jaburu e produtores. Os próprios produtores contribuíram para o financiamento do curso, ministrados por técnicos que vieram de Rio Branco” disse o gerente.

O Gerente falou ainda dos investimentos promovidos pelo Governo do Estado no setor de piscicultura. “Há cerca de 12 anos, todo o peixe consumido em Tarauacá vinha do amazonas e, no período da ‘semana santa’, esse pescado chegava ao município já ‘carimbado’. Os vendedores já se separava para o gerente do banco, políticos, magistrados, grandes comerciantes e outras figuras influentes e com poder aquisitivo alto. Para o pobre sobrava sardinha em lata e ovo. Hoje temos fartura graças aos investimentos do governo estadual realizado no setor, além da política do governo federal, de proteção do pescado no período do defeso”, disse Narcélio.

Para o Secretário Municipal de Agricultura de Tarauacá, Ney Fernandes, apesar de ainda estar no início da atual gestão, a prefeitura está fazendo todos os esforços para colaborar com a realização da feira. “A feira é um momento especial para alavancar a economia dos nossos produtores e toda a cadeia produtiva. A prefeitura tem proposta para investimentos na área da construção de viveiros para criação de alevinos ao invés de importamos de outros municípios” disse o Secretário.

Além do peixe, são comercializados também na feira, produtos da agricultura familiar.

A V feira do Peixe acontece em Frente ao Mercado Municipal.       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *